quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

CAMPANHA - TROQUE HOJE A TV POR UM LIVRO

É notório o fato de a televisão ser um grande marco para o avanço da comunicação. E como um dos meios mais difundidos de todo o planeta, se torna fonte de educação, entretenimento, diversão e cultura.
Porém, muitas pessoas se tornam tão obcecadas em ver televisão que acabam por impedir à si mesmas de ter outras experiências em seu dia-a-dia que poderiam ser quão ou mais valorosas do que ver TV. E se nos adultos os efeitos das horas diante da televisão são bastante perceptíveis, nas crianças, tais efeitos são maiores ainda. À título de exemplo, vemos as crianças tornando-se violentas, acompanhando o ritmo dos desenhos animados da atualidade, menos interessadas nas aulas, com falta de concentração, sem disposição para certas brincadeiras que eram muito conhecidas, como pega-pega, empinar pipa, pular amarelinha etc.
Nos adultos, vemos a falta de conhecimentos gerais, vemos vocabulários desfalcados, falta de interesse em assuntos científicos e culturais e assim por diante. Normalmente, preferimos assistir à um "Reality Show" que mostra mulheres bonitas e semi-nuas, além de homens musculosos e atraentes. Nada contra. Mas, devemos repensar nossas escolhas. Afinal, aquilo que decidimos fazer ou assistir diz muito sobre nossa personalidade, mostra quais são nossos valores e como é nossa visão de mundo. Até onde você é capaz de enxergar?
É interessante notar que as emissoras, em especial as da televisão aberta, que alcançam bilhões de lares em toda a Terra, não costumam investir muito numa programação inteligente, cultural ou científica, bem pouco acrescentativa. Na verdade, predominam programas que ressaltam o sexo, a violência, entre outros temas. Acredito que, como humanos que pensam e que têm a capacidade de agir com razão, temos senso o suficiente para saber como distribuir melhor nosso tempo a ponto de colocarmos em nossa programação diária certa diversidade: um pouco de TV, um pouco de leitura, um pouco de internet, um tempinho com os filhos...
Bem, Deus, nosso Criador, deixou registrado em sua Palavra: "Há tempo para tudo". Então, por que não haveria tempo também para ler? Aqui fica o que analisar.


Por, Mayara Lange,
uma Maluca por leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário